A

C

E

L

M

P

T

V

X

Aprenda como escolher a base certa para a sua pele



Uma das principais dúvidas de quem começa a se aventurar pelo universo da maquiagem é aprender como escolher a base certa para a própria pele. Acertar na cor e nas propriedades mais adequadas para o seu tipo de pele pode parecer um desafio. Principalmente quando levamos em consideração a grande variedade de produtos disponíveis no mercado.

 

Tom e subtom

Para escolher a base certa é preciso entender qual é o tom e o subtom da sua pele. O tom da pele é aquele que está na superfície e que notamos imediatamente: pode ser claro, médio ou escuro. Já o subtom é uma cor que atua em conjunto com o seu tom de pele, mas que não é percebida instantaneamente. Pode ser rosado, amarelo-dourado, vermelho-alaranjado, oliva, verde-escuro ou azulado.

Orientais, por exemplo, tendem a ter o tom de pele de claro a médio com fundo amarelo-dourado. Já as negras podem ter a pele em tom médio ou escuro com fundos oliva, vermelho-alaranjado ou azulado. Por sua vez quem tem ascendência ou é de etnia árabe costuma ter a pele em tom médio com subtom oliva. Algumas pessoas, de todas as etnias, apresentam subtons misturados, sem que uma cor se sobressaia. São aquelas que possuem o subtom de pele neutro.

Como descobrir o seu subtom de pele

O primeiro passo para descobrir qual é o seu subtom de pele é entender se ele é quente, frio ou neutro. De modo geral, podemos ter os seguintes subtons de pele:

Rosado

Frio, é mais comum em pessoas brancas, com tom de pele claríssimo. É a pele naturalmente corada, que fica vermelha após a exposição ao sol e nunca bronzeia. É comum na região sul do Brasil.

Amarelo-dourado

Quente, mais pálida do que corada, este tipo de pele fica bronzeado no sol, desde que seja exposto aos raios solares com segurança. O bronzeado é dourado e duradouro. É o subtom mais comum entre as brasileiras de todas as etnias e unanimidade entre as orientais, que costumam ter esta característica bem acentuada.

Oliva

Frio, muito comum no oriente-médio, quem tem o subtom de pele oliva apresenta tez naturalmente pálida (sem aquele rosadinho nas bochechas) e, ao tomar sol, um bronzeado café, mais puxado para o marrom do que para o dourado.

Vermelho-alaranjado

Quente e típico das peles negras, o subtom vermelho-alaranjado é aquele que bronzeia com facilidade, ressaltando a nuance avermelhada da pele. É o mais comum entre as negras brasileiras e em indígenas.

Verde-escuro

Comum nas peles negras de tom médio a escuro, é um subtom frio que não bronzeia com a exposição ao sol, ficando manchado e acinzentado se for exposto sem proteção. O subtom de verde-escuro mistura com o tom de superfície da pele, criando um tom marrom-chocolate, como a pele da ex-primeira-dama Michelle Obama.

Azulado

Frio, é raro no Brasil, sendo mais comum em pessoas negras. Este tipo de pele não bronzeia no sol, mas pode ficar acinzentado se o tom de superfície for claro, por isso precisa de bastante proteção contra o sol.

Necessidades da pele

A base é fundamental para que a maquiagem tenha o efeito desejado. Além de escolher a cor certa é preciso ficar atenta às necessidades da sua pele e também com as ocasiões em que você usará a produção.  O primeiro fator a considerar é o seu tipo de pele.

Tipo de pele

O seu tipo de pele influencia, e muito, na escolha da base ideal para você. Isso porque diferentes produtos atendem a necessidades específicas de cada tipo de pele, seja ela normal, seca, mista ou oleosa.

Pele seca

Se a sua pele sempre fica esbranquiçada, descamando e com uma sensação de repuxamento, ela é seca. Este tipo de pele apresenta uma dificuldade maior em reter as partículas de água, sendo um pouco mais rígida e sensível do que as demais.

Para maquiá-la com perfeição é preciso investir em um bom hidratante facial e escolher bases que tenham uma textura que vá do líquido ao cremoso e boa cobertura.

Pele normal

Você não sofre nem com o ressecamento constante, nem com o excesso de oleosidade. É o tipo de pele mais versátil, funcionando bem com bases de todos os tipos de textura, das mais secas, passando pelas cremosas e em bastão até as líquidas e cremosas. Tudo vai depender do efeito que você deseja criar.

Pele mista

Com a zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosos e laterais normais ou secas, a pele mista precisa de equilíbrio. Bases leves, de textura líquida, funcionam melhor neste tipo de pele. Se você deseja disfarçar o excesso de brilho das áreas mais oleosas, invista em bases com acabamento matte ou então use uma camada de pó translúcido somente nessas regiões.

Outra opção, para quem não sofre com manchas e não apresenta muitas imperfeições na pele é usar uma base em pó somente na zona T. Este tipo de produto geralmente tem um poder de cobertura menor, mas apresenta uma durabilidade maior.

Pele oleosa

Se o seu rosto está constantemente brilhante e você tem uma sensação úmida ao tocar a pele, ela é oleosa. Normalmente quem tem esse tipo de pele procura amenizar a aparência de brilho e poros dilatados com a maquiagem. Bases líquidas de efeito matte e em pó são as mais adequadas para este tipo de pele.

Cobertura

O tipo de cobertura da sua base depende das suas necessidades: uma pessoa com quase nenhuma mancha ou imperfeição precisa de muito menos cobertura do que quem sofre com melasma ou tem muitas espinhas, por exemplo.

A ocasião também influencia no tipo de cobertura mais adequado. Para o dia a dia, uma base leve normalmente é suficiente. Já para uma festa ou outra ocasião especial, uma base de cobertura mais alta permite uma versatilidade maior para criar um look completo. Confira cada uma delas.

Base com cobertura leve

Se a sua pele tem um tom bastante uniforme, com manchinhas bem pontuais e poucas olheiras, o ideal para você é uma base de cobertura leve. Ela irá trazer mais uniformidade sem pesar, oferecendo um acabamento natural. Produtos com este tipo de cobertura precisam de retoques ao longo do dia, pois as machinhas podem voltar a aparecer após algumas horas. Você pode usar este tipo de base para trabalhar ou em momentos que deseja um visual clean. A maior parte dos BB Creams se enquadra nesta categoria.

Base com cobertura média

Quem possui algumas manchinhas, espinhas e cravinhos na zona T e olheiras mais leves pode obter bons resultados com uma base de cobertura média. Este tipo de efeito também pode ser usado em festas diurnas e eventos formais, que necessitam de uma maquiagem completa, mas ainda com acabamento natural. Com esta base, muitas vezes, você pode até dispensar o corretivo, mas é importante dosar a quantidade de produto e apostar na textura certa para não criar um look pesado.

Base com cobertura total ou alta cobertura

Se você tem sardas (e deseja cobri-las), manchas mais escuras, como as da acne, rosáceas, melasma, olheiras profundas e muitas imperfeições no rosto, pode uniformizar o tom da pele com bases de cobertura total.  Elas podem ter texturas mais pesadas, como as versões cremosas, ou superleves, como as líquidas. Quem deseja um acabamento natural pode recorrer às bases com efeito HD, que oferecem a alta cobertura com um acabamento aveludado. Produtos com estas características são indicadas para festas e momentos em que você necessita de uma produção completa.

Acabamentos

Outro fator essencial para que a sua pele fique perfeita, com o efeito desejado por você, é o acabamento que a base proporciona. Ele pode ser matte, natural ou luminoso, confira!

Acabamento Matte

Com toque seco e sem brilho, as bases de acabamento matte são perfeitas para quem deseja equilibrar a oleosidade natural da pele ou deixar o visual com aspecto aveludado.

Acabamento natural

O acabamento de base natural tem como objetivo imitar a textura de pele natural. São as bases que ficam invisíveis sobre o rosto, deixando um aspecto de pele tratada e sem nenhum produto.

Acabamento luminoso

Quem deseja potencializar o brilho natural do rosto tem neste tipo de base o aliado perfeito. Ela é ideal para quem sofre com o ressecamento da pele e precisa usar a maquiagem para dar viço ao rosto.

Acabamento HD ou 4K

É o acabamento das bases criadas especificamente para a televisão. Elas apresentam um aspecto natural e deixa a pele livre de imperfeições mesmo quando é filmada com máquinas de alta-resolução.

Como testar na loja

Agora que você já sabe quais são as propriedades que deseja para a sua base, é hora de experimentar os produtos. Ir a uma loja física e testar as diversas opções é fundamental para encontrar um produto que atenda às suas expectativas.

O ideal é que você experimente pelo menos três opções de base no seu rosto. A região ideal para verificar se a cor é a correta para você é a área do colo. Você também pode aplicá-la na região do maxilar, mas somente se você toma a mesma quantidade de sol no rosto e no corpo.

A base certa desaparece ao ser aplicada na pele do colo. Se você pode vê-la após a aplicação, ela não tem a mesma cor da sua pele.

Nunca teste uma base na pele das mãos ou na parte interna do pulso. Tanto a textura, quanto a cor da pele das mão e braços é muito diferente da do rosto. As chances de errar são muito maiores quando você testa a base nessas áreas.

 


Fonte: http://www.blog.sephora.com.br/ | 06/02/2018 - 11:12

Ainda não conhece a OPPA Bertioga?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Bertioga!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa bertioga tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Bertioga