A

C

E

K

L

M

P

T

X

Conheça Bertioga e Riviera de São Lourenço

Conheça Bertioga e Riviera de São Lourenço

Saiba mais sobre a História, Cultura, Aldeia Indígina, Canal de Bertioga, Rios de Bertioga, Natureza, Esportes, Gastronomia, Comércio e Entreterimento de Bertioga

Bertioga abriga o primeiro forte documentado no Brasil. Construído em 1532, o Forte São João é local ideal para o aprendizado, envolvendo crianças e adultos numa visita prazerosa, que culmina com uma bela visão do Canal de Bertioga.

A Vila de Itatinga é outro patrimônio de Bertioga e que faz parte da história do Brasil. Autêntica vila inglesa construída em 1910, abriga a primeira usina hidrelétrica do País e que até hoje ajuda a fornecer energia para o Porto de Santos, o maior da América Latina.
As visitas são sempre agendadas.

 

 

Na divisa de Bertioga com o município de São Sebastião, encontra-se um registro vivo da história do Brasil. Lá está a aldeia Guarani, que hoje abriga cerca de 500 índios.

Localizada na Praia de Boracéia, as famílias cultivam palmito e plantas ornamentais, produzem artesanato e mantém acesa a chama do conhecimento da sua cultura, promovendo danças, músicas e culinária típica. A aldeia recebe visitas organizadas.

O Festival Nacional da Cultura Indígena é um dos mais importantes do País. Um contato sem igual entre diferentes etnias, com visitantes, numa integração constante, valorizando as diversas manifestações culturais existentes no Brasil.

O evento, com exposição de artesanato, apresentação artística e esportiva das etnias participantes, tem como objetivo principal trazer à tona discussões temáticas voltadas às questões indígenas, ecológicas e sócio-culturais. O festival acontece todos os anos, no mês de abril.

Endereço: SP-055, Km 189 (direção São Sebastião)
Tel: (12) 3867-9212 / (12) 3867-6310
Canal You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=PjwakQXFXb4

 

 

O Canal de Bertioga é um braço de mar com aproximadamente 30 quilômetros de extensão.

É um excelente local para a pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá.

Paralela ao Canal, encontra-se a avenida Vicente de Carvalho, onde é possível encontrar várias opções de lazer e serviços, como o Mercado Municipal de Pescados. 

Além disso, parte da beleza do cenário local é garantida pelas garagens náuticas que oferecem aluguel de barcos para pescarias ou passeios pelas redondezas. 

Também é possível desfrutar de atividades náuticas com aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna. Margeando o canal, existem diversos restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato.

Informações sobre passeios náuticos na Secretaria de Turismo: (13) 3317.3567 / 3317.4889

 

 

A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores do litoral paulista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava que deságuam no próprio Itapanhaú. Os rios e suas grandes extensões de maguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.

 

 

Para quem gosta de desbravar as ricas matas brasileiras, a cidade oferece uma muralha de Mata Atlântica preservada e cheia de surpresas.

As expedições são organizadas pelas agências de turismo e devem sempre ser acompanhadas de um monitor credenciado.

Os esportes náuticos também são uma excelente pedida. Pesca esportiva, vela, canoagem, e muitos outros passeios e aventuras podem ser aproveitados. Informações sobre agências cadastradas na Secretaria de Turismo: (13) 3317.3567 / 3317.4889

 

 

Quando o assunto é sabor, Bertioga é, sem sombra de dúvidas, um prato cheio para quem gosta de comer bem. Aqui, a culinária caiçara está presente desde os pratos mais simples, em um almoço executivo, até os grandes festivais gastronômicos, como a Festa da Tainha e a Festa do Camarão na Moranga.

Nesses eventos, a culinária se torna um elo entre passado e presente, tradição e contemporaneidade, pois celebram, antes de mais nada, a vida do caiçara. Esse caiçara com seus costumes e hábitos entra em contato com a vida agitada dos turistas que buscam, na cidade, um recanto do viver bem.

Festa da Tainha: todos os finais de semana de julho e Festa do Camarão na Moranga: todos os finais de semana de agosto

 

 

Bertioga se destaca também por alinhar progresso e preservação, a exemplo da Riviera de São Lourenço, o empreendimento habitacional sustentável mais famoso da Brasil. Por lá, o visitante encontra shopping, boates, restaurantes e uma ampla infraestrutura preparada em bem atender.


Ainda não conhece a OPPA Bertioga?

Oferecemos muito mais visibilidade para seu negócio! Destaque-se na OPPA Bertioga!

cliente caindo
O seu negócio não está sendo bem divulgado?
cliente após anuncio do oppa bertioga tendo seu retorno
Veja os resultados com seu anúncio na Oppa Bertioga